TAG é um transtorno de ansiedade que se caracteriza por preocupação excessiva, desproporcional ou sem motivo.
Freud deu um nome interessante para TAG: “neurose da angustia” - se refere a ansiedade generalizada e persistente.
Esta ansiedade é acompanhada por sintomas físicos que causam prejuízos sociais, abrangendo até mesmo as relações de trabalho e familiares além de acentuado sofrimento psíquico devido à intensa auto observação.
Como o estado de ansiedade perturba a visão que a pessoa tem a respeito de si mesma e a respeito do que acontece no ambiente é necessário que esse diagnóstico seja sempre feito por um psicólogo. Pois assim este psicólogo poderá identificar, dentro do que é descrito pelo paciente, o que é percepção distorcida pela ansiedade e o que pode ser realidade.
O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser crônico e duradouro, mas com pequenos períodos de remissão dos sintomas. Geralmente leva o paciente a sofrer com estado de ansiedade elevado durante anos.
É diferente da ansiedade comum. As pessoas com TAG não costumam buscar ajuda de um psicólogo, pois ao perceberem uma série de sintomas somáticos, como fadiga e insônia, procuram por um médico acreditando tratar-se de doença orgânica e não psicológica. Além disso, as pessoas com TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada - costumam se sentir deprimidas, desmoralizadas, são socialmente ansiosas, e com isso este quadro acaba sendo considerado o problema principal mantendo o TAG sem tratamento.
Transtorno de Ansiedade Generalizada trata-se de uma ansiedade bastante severa onde sofre-se de expectativa apreensiva e excessiva. Para ser considerado TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada – os sintomas devem estar presentes na maioria dos dias, por mais de seis meses e prejudicando áreas importantes da vida como trabalho, estudo, vida familiar, etc.
Portador de TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada - é a pessoa que se preocupa tanto que acaba não conseguindo nem controlar a preocupação, nem resolver o problema.
TA é o quadro onde aparecem sintomas de ansiedade, preocupação crônicos e falta de controle sobre estas preocupações. Algumas pessoas apresentam medos difusos outros tem preocupações bem específicas que podem ser medo de fracassar, preocupação com suas finanças, com saúde, etc. A pessoa passa a sofrer loucamente com estas coisas, não é capaz de chegar a uma solução, não é capaz de tomar uma decisão, ou de atuar de forma decidida e viver com tranqüilidade, ao contrário, fica dando voltas e voltas, só pensando em tudo o que pode estar errado, nas dificuldades reais e imaginárias. Ao invés de chegar a uma solução eficiente fica se torturando com todos os erros que cometeu no passado e que pode cometer agora. Ou seja a pessoa não consegue se concentrar no que de fato é relevante. Dormir não serve de descanso pois muitas vezes não consegue pegar no sono porque a cabeça fica trabalhando a mil por hora lembrando tudo o que de ruim já aconteceu e o que pode acontecer amanhã, depois de amanhã, e pro resto da vida. E quando dorme é um sono perturbado, e acorda cansado, com aquela sensação de apreensão.
Tem. Na terapia existe uma série de técnicas que o psicólogo aplica, tais como a exposição cognitiva, o controle da preocupação, relaxamento progressivo, prevenção de resposta, técnicas de resolução de problemas, enfim existem muitos caminhos.
Para identificar o Transtorno de Ansiedade Generalizada temos que perceber três destes seis sintomas:
1- Inquietude - sensação eterna de ter algo para fazer e não sabe o que.
2- Fatigar-se facilmente - quase que nem começou o trabalho e já está morto.
3- Dificuldade para se concentrar - não conseguir ler um livro porque os olhos passam pela página mas não sabe nada que estava escrito, ou ter a mente em branco, a cabeça longe, no mundo da lua.
4- Irritabilidade - alguém falou uma coisinha e você já tem vontade de mandar a pessoa pra longe.
5- Tensão muscular - aparece na forma de dor nas costas, nos ombros, nas pernas.
6- Perturbação do sono - dormir demais ou de menos, acordar no meio da noite ou não conseguir iniciar o sono.
É comum a pessoa que passa por esse quadro dizer que está estressada. Não deixa de estar certa, mas estresse não é um diagnóstico muito preciso, pois estresse você alivia diminuindo o ritmo de trabalho, mas a TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada - não. Não adianta tirar férias porque você leva o problema para a praia, para o campo, para onde você for.
O Transtorno de Ansiedade Generalizada tem cura?
Tem. Na terapia existe uma série de técnicas que o psicólogo aplica, tais como a exposição cognitiva, o controle da preocupação, relaxamento progressivo, prevenção de resposta, técnicas de resolução de problemas, enfim existem muitos caminhos.
Tanto a Terapia Cognitiva Comportamental, que é uma terapia objetiva, voltada pra resultados como a psicanálise trabalham muito bem este quadro. Logo no inicio da psicoterapia o psicólogo faz uma lista de metas terapêuticas, você sabe que a terapia deu efeito prático porque você compara a lista que fez no inicio e os ganhos que teve no decorrer da terapia. Não é só uma sensação subjetiva de bem estar. É uma constatação concreta de mudanças no seu modo de levar a vida.

Nenhum comentário:
Postar um comentário