O tópico abaixo indicado (Link) me chamou a atenção pelos comentários de determinados usuários do Fórum.Com o título de "Como cancelar uma conta?" alguns usuários trocam idéias com a moderação do fórum.
LINK: http://www.adrenaline.com.br/forum/s...uma-conta.html
Dentre os comentários, alguns chamaram a atenção. Os comentários que chamaram a atenção foram aqueles onde determinados usuários pretendem deletar o perfil no adrenaline por estarem de certo modo "viciados" em internet, ou seja, passando grande parte do dia navegando na internet, especialmente em fóruns.
Não conheço os usuários mas como este problema atualmente é comumente relatado na internet e até mesmo nos consultórios médicos, vamos tentar esclarecer certos pontos.
O uso constante e frequente do computador e da internet pode fazer com que o indivíduo desenvolva lesão por esforço repetitivo (LER) nas mãos e pulsos. Por melhor que seja o teclado, o ideal seriam programas sintetizadores de voz que realmente funcionassem e que substituissem o teclado.
Infelizmente esta tecnologia só se faz presente com um mínimo de qualidade em programas profissionais, pagos, que não estão ao alcance da maioria dos usuários.
De igual forma, o uso constante e frequente do computador, seja plugado na internet ou não, pode causar uma espécie de dependência emocional. Pode-se ficar dependente de games, de fóruns de discussão, de sites de relacionamento, etc.
Agora vamos analisar as CAUSAS desta dependência.
Temos 3 causas importantes que provocam dependência emocional no usuário de computadores, a saber:
1) Solidão;
2) Possibilidade de Interatividade;
3) Diversão.
A solidão se manifesta quando o indivíduo, por diversos motivos, se afasta do convívio real com seus semelhantes e passa a viver uma realidade virtual. Nada contra ter amigos que só se conhece na internet, afinal de contas a internet é uma ferramenta que deve ser usada para estimular o convívio social. O que está errado é somente ter amigos virtuais. Deixar de sair de casa para fazer um lanche ou ir ao cinema com os amigos para ficar na internet não é uma coisa legal.
A possibilidade de interagir com o computador (games e softwares) e com outras pessoas (chat, fóruns, comunicadores, etc...) é muito mais gratificante do que ficar sentado na frente da TV, ainda que os canais sejam de alguma TV por assinatura.
Finalmente, a diversão proporcionada pelos games e pelas discussões em fóruns pode nos retirar horas do dia que seriam melhor aproveitadas se fossem utilizadas para os estudos, atividades físicas e esportivas ou convívio familiar.
CONFLITOS causados pelo uso excessivo do computador: quais são eles?
Os problemas ocorrem quando temos um conflito de interesses. Toda vez que temos um compromisso social (festa, cinema, praia, futebol, etc) ou um compromisso educacional (aulas, cursos diversos, etc) e deixamos de cumprir nossa agenda para ficarmos jogando ou navegando na internet, estamos criando um conflito. O indivíduo tem de saber utilizar o computador e a internet, não pode perder o controle e virar dependente destes instumentos, sob pena de acabar vivendo em um mundo de ilusão.
A diversão que o computador e a internet podem proporcionar é um fator que deve ser destacado quando se fala em dependência emocional e tecnológica. Jogos dos mais diversos tipos, música, filmes, chat são apenas algumas das diversões que estão ao alcance de qualquer um que tenha um computador e acesso à internet. Não existe nada de errado nos games, nas músicas, nos filmes ou no chat, desde que tais diversões sejam controladas pelo usuário. Quando o indivíduo perde o controle e passa a utilizar as horas que seriam aproveitadas em estudos, trabalho e convívio social não-virtual por estar sentado na frente de um computador, então temos um problema.
Se este problema é de fácil solução ou não, vai depender da estratégia utilizada e da força de vontade de cada um. Esta força de vontade depende da resposta a uma pergunta:
O que eu estou acrescentando de útil na minha vida pessoal e profissional passando horas na frente do computador?
Diante das respostas a esta pergunta, passamos às SOLUÇÕES para o problema da dependência emocional e tecnológica do indivíduo em face do computador.
A) Ao ligar o computador, evitar se conectar automaticamente à internet. Na imensa maioria das vezes entramos na internet por mera curiosidade, de forma quase automática. Alguns softwares fazem isto para nós, basta ligar o computador e a tela do browser aparece. Mesmo aqueles que não se conectam diretamente acabam tentados a clicar no ícone ao lado do relógio. Com o tempo isto acontece de forma automática, acaba-se entrando na internet só mesmo para ver o que tem de novo, não se procura algo em específico.
B) Estabelecer os dias para jogos on line. Jogos on line tem hora para começar mas não tem hora para acabar. Ninguém vai se deixar abater em jogos FPS - game over - somente porque o relógio marca 22:00 hs. Então para jogos on line o ideal é escolher 1 ou 2 dias na semana para jogar despreocupadamente.
C) Estabelecer as horas para os demais jogos. Quem joga sozinho pode estabelecer quantas horas de jogo poderá jogar por semana e se divertir nos horários previamente estabelecidos para isto.
D) Utilizar o computador como uma ferramenta para aprimoramento educacional. Alguns gostam de bater papo, outros de opinar em fóruns de discussões e assim por diante. O quão construtivo é este uso do computador e da internet? O que estamos acrescentando de bom em nossas vidas passando horas diante de um computador, seja discutindo em fóruns ou jogando Crysis?
Cada um é livre para fazer aquilo que quer, o mais sensato é estudar, trabalhar e se divertir de forma que o dia seja proveitoso.
Lembremo-nos de que quem faz games certamente estudou muito e ganha muito dinheiro para trabalhar no desenvolvimento de programas, gráficos, etc... as chances de sucesso profissional estão do lado de quem, na maior parte do dia, estuda e trabalha e não de quem joga ou fica navegando na net a não ser nos raros casos onde os games e os negócios estejam diretamente relacionados com o trabalho, como é o caso de gamers profissionais ou proprietários de fóruns de discussão que vendem o espaço para publicidade.
Quem já está com a vida ganha pode perder muitas horas diárias em games e discussões, quem tem a vida para ganhar tem mais é que moderar o uso do computador e da internet. Usar qualquer ferramenta de forma inteligente é a melhor maneira de extrair alguma utilidade dela.
Não se deve permitir que o computador e a internet controle nossas vidas, vamos controlar o uso de cada coisa para podermos utilizar sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário