Sou mãe de dois meninos, na verdade já estão se tornando homens mas educar um ser humano é muito difícil pois queremos o bem deles, mas nem sempre o que acreditamos ser o bem serve para eles, vou tentar explicar melhor.
Cada ser humano tem a sua individualidade, e sua individualidade é baseada nas suas convicções, que foram construídas através dos anos e elas são resultado de sua vivencia em família, escola, amizades e por ai vai.
Uma boa parte do que formou nossos filhos vem de nós pais, mas nem só isso construiu o seu mundo interior pois eles recebem informações de todas as partes, principalmente com o uso da internet.
Não dá mais para querermos que nossos filhos tenham a mesma visão de mundo e de sua individualidade nos baseando em nossas convicções, e é ai que educar se torna cada vez mais difícil, pois existe um abismo imenso entre como as informações chegavam até nós e o modo como os jovens tem acesso a informação hoje em dia.
Mas como pessoas "pré-históricas" que somos vamos dar conta de educar esses seres novos que estão habitando o mundo?
É confuso para mim que cresceu acreditando que os adultos sabiam mais do que eu e por isso tinha que respeita-los e aprender com eles para no futuro ser um adulto responsável, mas hoje essa lógica não funciona com nossos jovens, pois em muitos quesitos nossos filhos estão obtendo mais conhecimento que nós e em muito menos tempo de vida.
Meus filhos por exemplo sabe traduzir um texto em inglês enquanto que eu ainda estou tentando entender a utilidade do verbo to Be.
Então o que fazer para exercer essa função que é muito importante que é a de educar e preparar esses seres que nos foi confiados para viverem sem precisar de mim?
Digo isso porque acredito que essa é a nossa verdadeira função como pais, criar pessoas capazes de cuidar de si mesmas.
Pensei em muitas respostas para essa pergunta, mas nenhuma me deixava verdadeiramente em paz e foi ai que fechando os olhos e puxando da memoria as lembranças de meus pais, percebi que o que me fez ser a pessoa que sou hoje nada tem a ver com as lições ou sermões que eles me deram no decorrer do meu crescimento, o que me veio a mente foi apenas o amor que sinto quando me lembro deles!
Então é isso, o amor é a lição mais importante que posso passar para meus filhos por que mesmo que as coisas mudem cada vez mais rápido o bom e velho amor sempre será atual.
Rose Santos

Nenhum comentário:
Postar um comentário